Festa da firma: como se comportar

Data de publicação: 28/11/2013
Categoria: Eventos

Com o ano chegando ao final, muitas empresas começam a se preparar para uma festa de confraternização entre os funcionários. Essas festas podem ser muito mais legais, especialmente quando acontecem em um sítio, como o do Acampamento Terra do Saber. Mas mesmo sendo um momento de descontração, é preciso que os funcionários não percam a compostura nessas festas e se lembrem que o lado “mais pessoal” deles sendo exposto será imediatamente associado aos seus lados “mais profissionais”. E é impossível separar os dois. Por isso, é bom ficar atento no jeito de se comportar para na fazer feio! Veja abaixo algumas dicas.

Amigo Secreto

Se topar participar do amigo secreto, vale manter o bom gosto na hora de comprar o presente, procurando itens dentro do valor estabelecido, para não exagerar nem pelo excesso, e constranger outros funcionários, e nem pela falta e desagradar seu amigo secreto. Também é preciso manter a boa educação na hora da revelação do amigo para não apelar para brincadeiras de mau gosto e constranger a pessoa que você tirou. Se coloque no lugar do outro.

Roupa

A roupa pode ser sim mais informal, mas ainda é bom manter alguns cuidados para que não seja nada muito provocante ou que dê um aspecto de desleixo. Regatas, decotes, chinelos e shorts devem ser evitados, exceto nas bordas da piscina, se ela estiver liberada pela empresa. O importante é não esquecer que a vestimenta passa uma mensagem sobre você: e se o que você busca é reconhecimento e respeito por sua competência, responsabilidade e profissionalismo, é importante que sua roupa indique isso.  São boas peças as calças e bermudas de jeans ou sarja para os homens, acompanhadas de camisa pólo, e, para as mulheres, calças longas ou na altura do joelho, assim como bermudas alongadas ou saias e vestidos não muito curtos, nada com decotes e nem muito justo.

Comer e Beber

Dizer que é preciso controlar o consumo de álcool em festas da empresa já é quase um mantra. Mas é preciso ser moderado não apenas no consumo das bebidas alcoólicas, mas igualmente em qualquer bebida e comida que for servida no local. Não é o caso de ninguém passar sede ou fome, mas apenas ser educado na hora de servir-se, sem parecer esganado ou atropelar a vez dos demais. Atitudes simples nessas horas podem mostrar raízes de egoísmo no funcionário, ou pelo contrário, generosidade e preocupação com os demais. Como em uma empresa se trabalha em equipe, não é preciso dizer qual desses atributos é e não é benéfico para o que a empresa precisa, certo?

Outras dicas:

  1. A festa é só para convidados. Se o convite liberar a presença de um acompanhante ou seus familiares, então tudo bem levar alguém de fora com você, mas caso contrário não: compareça sozinho ou com outros colegas do trabalho convidados.
  2. Cuidado com as conversas que irá estabelecer. Este é um ótimo momento para socializar com pessoas de outros departamentos, mas mantenha a conversa sempre em alto nível. É possível ser informal sem ser inconveniente. E isso vale para cantadas, fofocas e conversas banais.
  3. Se algum funcionário se envolver em alguma situação constrangedora, não é conveniente ficar com graças sobre a situação ou registrar os momentos do colega com uma câmera ou celular. Procure ajudá-lo, se possível, ou mantenha-se comedido.
  4. “Sou sincero e falo mesmo” pode estar mais perto da falta de educação do que se pretende. Em muitas ocasiões é melhor silenciar e engolir alguns sapos, do que ofender alguém. Se o presente do amigo secreto não é o que você esperava ou alguém, durante uma conversa, falou algo inconveniente, leve na esportiva e se saia com elegância.
  5. Se for dançar, não se exponha demais. Lembre que você está em uma extensão da empresa. Se receber uma cantada ou abertura para relacionamento com alguém que você tenha interesse, também. Tente conduzir a conversa para fora dali, numa situação mais conveniente. E se receber uma cantada inadequada, tente se sair com jeitinho, dando uma de desentendido ou pedindo licença para ir ao toalete ou conversar com alguém.

Infelizmente não podemos controlar as reações que nossos colegas terão, e pode ser que algumas delas acabem sendo inconvenientes. De qualquer forma, muitas vezes uma boa educação pode ser uma grande aliada para nos sairmos de alguns apuros. E a melhor maneira de mantermos a boa educação nas festas profissionais é mantendo-a sempre e em todas as ocasiões. É tendo empatia com as ações dos demais e sendo moderados com nossas próprias, mas sem nos alienarmos do desejo de sermos respeitados em nossos próprios espaços. É vivenciando no dia a dia o comportamento e virtudes pelas quais desejamos ser vistos e admirados.

Imagens: SCX.HU - Licença em Copyleft (Royalty free)


Comentários