Acampamentos podem ajudar a desenvolver disciplina, iniciativa e companheirismo nas crianças

Acampamentos podem ajudar a desenvolver disciplina, iniciativa e companheirismo nas crianças

Data de publicação: 09/10/2013
Categoria: Lazer

Acampar pode ser uma ótima chance para se desenvolver conceitos de organização, disciplina, responsabilidade, companheirismo e autonomia em uma criança. Mas antes dos pais decidirem colocar seus filhos em um acampamento é preciso verificar primeiro se a criança está mesmo disposta a acampar e se já possui um pouquinho desses conceitos e valores que irá trabalhar lá. Uma criança, por natureza ou por idade, ainda muito dependente dos pais certamente não irá aproveitar tanto os benefícios de acampar. Agora se ela possuir esse perfil e uma idade que contribuam para desenvolver melhor seu potencial, ela poderá transformar-se positivamente com esta experiência.

Claro que na hora de escolher o local é indispensável ter o mesmo cuidado em escolher o acampamento que você teria caso fosse escolher uma babá para ficar com seu filho enquanto trabalha. Por isso, pesquisar não é demais! Escolha sim um local adequado, com boas opções de lazer, mas fique especialmente atento aos monitores que irão cuidar de seu filho. Se eles possuem idade, maturidade e preparo para lidar com crianças, tanto por amabilidade quanto por zelo e atenção para onde as crianças estão e o que estão fazendo. Aqui no Acampamento Terra do Saber, por exemplo, fornecemos apenas o espaço e alimentação, mas não contamos com monitores e programação especial para crianças. Por isso, é importante verificar essas informações com os responsáveis pelo evento.

Quanto ao espaço, fique de olho no número de refeições servidas e no cardápio oferecido: se há opções saudáveis de alimentação e se elas são servidas em quantidade o suficiente para todos os acampantes reporem as energias. Verifique se há instalações, chuveiros, banheiros e infra-estrutura adequada, de forma geral, e se a segurança condiz com as necessidades da idade da criança. Na idade dela é necessário usar uma piscina infantil? É preciso ter opções de lazer de que tipo? Ela já é capaz de executar atividades e jogos com regras, como vôlei ou sinuca, ou precisa de atividades mais lúdicas e de recreação? A criança já tem autonomia de se alimentar, vestir-se e tomar banho sozinha ou precisa de um tutor com disponibilidade total para ela?

Se tudo estiver ok, as crianças podem aproveitar muito o passeio em um acampamento. Treinar responsabilidade e disciplina de horários/ funções, desenvolver autonomia, independência e poder de decisão, já que algumas escolhas, ainda que simples, como decidir o horário do banho, o que levar ou não na mala e outros, estarão sob seu encargo. Também poderá fazer novas e duradouras amizades em momentos de lazer e aprender a ajudar e receber ajuda dos amigos, seja com um xampu esquecido, seja com as atividades em grupo ou uma palavra de companheirismo, um “conte comigo para o que der e vier”.


Comentários