Acampamento e acantonamento: diferença e dicas

Acampamento e acantonamento: diferença e dicas

Data de publicação: 14/11/2012
Categoria: Acampamento

Muita gente desconhece, mas existe uma pequena diferença entre os termos acampamento e acantonamento.

Acampamento Terra do Saber é o nome de batismo do nosso recanto, mas por definição somos um acantonamento, pois contamos com infra-estrutura e alojamentos em alvenaria.

Veja a diferença dos termos:

Acampamento: local onde se acampa (camping), lugar de permanência provisória em barracas e sem infraestrutura.

Acantonamento: local onde se pode acantonar grandes grupos em cantões, sem nenhum luxo e pouco conforto de alvenaria. Espaço com infraestrutura de água, esgoto energia elétrica, alojamentos, refeitórios e, em alguns casos, com muitas atividades para lazer como trilhas em mata, lagos, tirolesas, pomar, animais, piscinas, atividades radicais etc.

Só que aqui no Brasil, por costume, muitas pessoas e principalmente instituições religiosas que promovem retiros; escolas que fazem day camp (dia no campo); e acampamento de férias e final de semana tratam e associam esta atividade de acantonamento por "acampamento" e assim ficou.

De qualquer forma, há muitas vantagens em estar em um acantonamento como o Acampamento Terra do Saber e abaixo colocamos algumas perguntas e respostas frequentes que podem te ajudar a entender melhor como funciona o local e o que você encontrará por aqui.

Porque se hospedar em um acantonamento?

Existem várias vantagens em se hospedar em um acantonamento, mas a principal é o custo, uma vez que dependendo do lugar fica quase 70 % (setenta por cento) mais econômico em comparação com hotéis e hotel fazenda. Outra vantagem é o fato de que em acantonamento geralmente se vai acompanhados dos amigos e colegas já conhecidos e com um espaço e local exclusivo, ou seja, o acantonamento é somente de vocês, o que significa que a farra pode varar a madrugada sem incomodar ninguém. Outra grande vantagem são as agências especializadas em acantonamento, que mesmo saindo um pouquinho mais caro, vale muito a pena no final, pois elas cuidam de tudo, incluindo transporte, monitoria, equipamentos de iluminação, som, filmagem, organização da atividades, palestrantes e etc.

O que se faz e aprende no acantonamento?

Há organizadores e agências que levam sua turma no acantonamento somente para lazer e festa, principalmente para comemorar uma conquista ou se confraternizarem, mas outros fazem concentração e preparação para o alcance de uma meta. Nos casos de instituições educacionais e religiosas, estas fazem um misto de lazer e diversão com momentos para aprendizado e estudo. As escolas juntam os alunos para estudarem o meio ambiente e as igrejas reúnem um grupo para o estudo do evangelho.

Como são as refeições em um acantonamento?

As refeições são de 3 a 5 por dia: café da manhã, almoço e jantar, podendo ou não ter lanches nos intervalos, dependendo do local. Geralmente as refeições são preparadas de acordo com a quantidade e idade das pessoas, pois adultos, adolescentes e crianças têm expectativas e necessidades diferentes na hora da alimentação. O cardápio é, em geral, da culinária típica do país e com diversas opções de pratos quentes e frios, acompanhados de duas misturas, servido à vontade. Mas existem alguns acantonamentos que servem um cardápio simples que inclui somente o trivial.

Como é a pernoite nos acantonamentos?

O grupo é dividido por idade e sexo e as pessoas ficam em alojamentos com banheiros internos com chuveiro quente ou aquecimento central e dormem em camas beliches acompanhadas de, no mínimo, um monitor - no caso das meninas, monitora - ou responsável maior. Os acampantes devem levar lençol, cobertor, travesseiro e produtos de higiene pessoal, tais como: escova de dente, sabonete, shampoo, etc.

Como é o trabalho dos monitores em um acantonamento?

Os monitores têm diversas funções em um acampamento, mas a principal é interagir com os acampantes de forma a incentivá-los a passar a maior parte do tempo envolvido em uma atividade, podendo ser recreativa ou educacional. Além disso, cabe a eles também a responsabilidade de orientar e zelar pelo acampante em atividades que requeiram cuidado e atenção. Os monitores são profissionais de trabalhos temporários (freelance), geralmente estudantes de educação física, e são contratados pelos próprios organizadores ou agências, de acordo com sua necessidades de monitoria.

Onde estão localizados os acantonamentos?

A maioria está em áreas rurais, em sítios e fazendas. Esse afastamento de moradias não é somente para não incomodar vizinhos, mas também por oferecer a sensação proporcionada por estar num campo: uma área restritamente rural, sem a presença de vilas ou bairros, e que tenha boas estradas para o acesso de ônibus de excursões. O ideal é que o lugar também não esteja muito longe do local de saída (no máximo duas horas), principalmente para as atividades diurnas no campo (Day Camp) em que os acampantes chegam de manhã e retornam no final da tarde.

Quais os cuidados que devo tomar ao contratar um acantonamento ?

Nunca se deve contratar um acantonamento sem visitar o local antecipadamente, a não ser que ele tenha sido recomendado por algum amigo. Muitos acantonamentos têm fotos em seu site que não são do local ou que não condizem com o real. A visita antecipada também é uma boa para tirar dúvidas, além de observar a qualidade, manutenção e conservação dos espaços do refeitório, salão de reunião, alojamentos, piscinas, campos de futebol, playgrounds e etc.

Também não deixe de questionar a prestadora do serviço sobre detalhes da infra-estrutura (leitos, cadeiras, refeitório) e o número de pessoas que o local é capaz de acomodar. Verifique a existência de reservatório de água e de uma rede elétrica bem reforçada, isso evita que falte água ou que disjuntores desarmem, ou até mesmo as instalações queimem, com o excesso de pessoas tomando banho ao mesmo tempo. Números suficientes de banheiros, com boas instalações elétricas ou aquecimento central a gás, podem evitar que os acampantes tenham que ficar esperando horas para o banheiro ser desocupado e, assim, evitar situações estressantes.

Fique atento também se os alojamentos são de laje, pois a maioria dos acantonamentos são feitos de telhas de amianto sem laje. Com isso, ficam bastante frios no inverno e no verão ninguém consegue dormir de tão quente. Aliás, se for tempo de calor, atente-se que com a região descampada há uma grande quantidade de insetos por ali, principalmente pernilongos, portanto é importante que as janelas tenham algum tipo de proteção como telas mosqueteiras.

Devemos também nos atentar se o acantonamento só funciona no verão, onde a procura é grande. Acampamentos que só funcionam no verão ficam fechados por muito tempo e os alojamentos acabam ficando com cheiro de mofo e com muito bolor, o que atrapalha um pouco na hora de dormir.


Comentários